Pequenos agricultores de Andaraí recebem cadastros ambientais rurais

Pequenos produtores de Andaraí, na Chapada Diamantina, receberam um total de 252 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir) nesta sexta-feira (29). Os documentos foram entregues pelo secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, em cerimônia realizada no distrito de Ubiraitá. Na ocasião, houve ainda a inauguração da pavimentação das vias de acesso ao Colégio Estadual Carmenilza Araújo Lima de Matos. 
O CAR/Cefir é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais. “Com a regularização ambiental das suas terras, os pequenos proprietários rurais estão aptos a solicitar crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, fortalece a gestão ambiental do Estado, auxiliando no planejamento das políticas públicas voltadas para o meio ambiente”, destacou o secretário.

Foto: João Raimundo Santana

(Foto: João Raimundo Santana)
Com o cadastro ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) passam a integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. 
Já foram investidos mais de R$ 400 milhões para o cadastramento de propriedades rurais com até 4 módulos fiscais em todo território baiano. Incluindo todas as iniciativas no estado, inclusive os cadastros espontâneos, mais de 650 mil imóveis estão cadastrados no Sistema SEIA CEFIR. 
Fonte: Ascom/Sema

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *