Programa de qualificação profissional para estudantes da Educação Municipal é lançado.

Inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira, 23.

FOTO: ACM

Na manhã desta sexta-feira, a Prefeitura de Feira, através da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), lançou o programa “Jovem Aprendiz Feirense”, que vai oportunizar qualificação profissional a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. O evento aconteceu no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva. 

Durante o lançamento, o gerente de operações da Renapsi Diego Rocha explicou como funcionará o encaminhamento destes estudantes. “Eles farão um curso de 10 dias pela Renapsi, uma formação inicial para o que vão vivenciar na prática e, em seguida, se apresentarão nas secretarias das escolas do município. Durante toda essa jornada de aprendizagem, os jovens também poderão contar com o apoio e orientação de uma equipe da Rede Nacional de Aprendizagem, composta por psicólogo, assistente social e pedagogos.”

FOTO: ACM

Inicialmente, 100 estudantes serão contratados de imediato. Eles atuarão nas secretarias das escolas municipais, no contraturno escolar. A carga horária será de 20 horas semanais. Os jovens receberão salário mínimo, décimo terceiro salário, férias remuneradas, vale transporte em áreas com transporte público, seguro de vida, uniformes e crachás. 

Representando o prefeito Colbert Martins Filho, que se recupera de uma cirurgia feita recentemente, o vice-prefeito Fernando de Fabinho destacou a importância do programa. 

FOTO: ACM

“O Jovem Aprendiz Feirense tem relevância para a área social do município, para a educação do município e para o desenvolvimento da parte administrativa da Prefeitura Municipal, porque serão 100 novos jovens e adultos que estarão aprendendo a trabalhar. Esta é mais uma importante contribuição do prefeito Colbert para a cidade, são mais 100 famílias que vão passar a ter uma renda através desses jovens contratados”, afirma. 

Para a secretária de Educação, Anaci Paim, o programa tem uma importância fundamental porque caminha na direção de duas questões importantes, uma do acesso, com oferta da matrícula regular para o EJA em todas as suas etapas, e outra da permanência e sucesso. 

“Além de estimular a permanência do estudante, a iniciativa garante qualificação profissional, suporte financeiro, apoio integral e inclusão social. Todos esses fatores vão estimular o desenvolvimento desses jovens”, pontua. 

Também estiveram presentes na composição da mesa, a primeira-dama de Feira de Santana Adenilda Martins e o empreendedor social, representante da DEMÁ Brasil e um dos instituidores do RENAPSI Adair Meira.

Como participar 

Para participar, os interessados devem ter idade entre 14 a 21 anos (até 20 anos e 11 meses); renda familiar de até 2 salários mínimos per capita; ser estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculado à Rede Municipal de Ensino. A iniciativa prevê uma cota de 5% a 10% para Pessoa com deficiência – PCD (sem limite de idade) e de 5% para jovens do Sistema Socioeducativo em cumprimento ou egressos. 

As inscrições serão abertas no dia 23 de outubro, próxima segunda-feira, no site https://jovemfeirense.org.br/.

Em caso de dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato através do teleatendimento: (75) 99949-8452 ou através do e-mail: jovemfeirense.ba@renapsi.org.br.

* FONTE: Portal de Notícias da Prefeitura Municipal de Feira de Santana – Bahia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *